POP
Música
  • Home >
  • Mundo POP >
  • Música >
  • Dia do Rock: saiba quais foram as maiores brigas entre bandas e integrantes
RSSMundo POP
13/07/2012 - 08:30h

Dia do Rock: saiba quais foram as maiores brigas entre bandas e integrantes

ReproduçãoMesmo 50 anos depois, os Rolling Stones ainda são uma das maiores bandas de rock

A rivalidade é o combustível que move as bandas de rock há muitos anos. Não existe atitude rock n`roll se não houver uma disputa de ego. Afinal, artistas se consideram deuses do rock, sempre melhores que seus adversários. E foram estas brigas que movimentaram o cenário e criaram confrontos históricos. O POP selecionou quatro casos que viraram notícia. 

Fight: Rolling Stones x The Beatles

Esta é a mais clássica de todas as disputas entre bandas do mundo, não apenas entre as de rock, já que tratamos dos dois grupos mais importantes da história da música. De um lado estão os bom mocinhos de Liverpool e suas músicas engajadas que semeiam a paz. Do outro lado os eternos bad boys dos Rolling Stones, que fincaram o pé na polêmica e cantam sobre rebeldia.

Round 1: A rivalidade começou desde que as bandas começaram a fazer sucesso. Enquanto os Stones faziam músicas para os rapazes seduzirem as moças, os Beatles ainda falavam sobre o mundo. Mas aí eles cansaram dessa faceta e escreveram "Day Tripper" para provar que também podiam ser maus.

Round 2: Enquanto os Beatles lançavam oficialmente seu último disco, "Let It Be", para desespero de suas milhares de fãs, os Stones cutucavam a onça com a vara curta e lançavam "Let It Bleed". Assim os Beatles foram sumindo das paradas de sucesso e os Stones só cresciam e continuam juntos até hoje, apesar dos pesares.

Fight: Axl Rose x Slash

DivulgaçãoAxl Rose e Slash quase caíram na porrada, mas ficaram nas farpas verbais


Neste outro nível de briga colocamos frente a frente dois integrantes da mesma banda. Pra que brigar com outro grupo se você pode provocar seu próprio colega? Foi assim que iniciou uma linda história de amor e ódio entre Axl Rose e Slash, do Guns N` Roses.

Round 1: A relação entre Axl Rose e Slash foi intensa desde o primeiro contato. Disputa de egos aliada ao uso ilimitado de drogas e o resultado não poderia ser diferente. Um dos primeiros embates dos músicos foi quando Axl demitiu o guitarrista Gilby Clark sem falar com Slash, que o havia contratado. Indignado com a atitude, Slash pediu demissão da banda.

Round 2: Para provocar Axl Rose, Slash lançou um disco em carreira solo contendo todas as faixas que haviam sido rejeitadas quando ainda estava no Guns N`Roses. Depois ele entrou com uma ação na Justiça para reivindicar os direitos autorais dos hits `Welcome to the Jungle` e `Sweet Child O’ Mine`, alegando que as canções haviam sido escritas por ele.

Round 3: O último capítulo desta briga aconteceu este ano durante a cerimônia de inclusão da banda no Hall da Fama do Rock. Os fãs aguardavam ansiosos por uma reunião, o que significaria Slash e Axl Rose juntos no palco. Óbvio que isto não aconteceu.

Fight: Liam Gallagher x Noel Gallagher

DivulgaçãoQuando o Oasis acabou, em 2009, Noel teve a certeza de que o sucesso seria dele


Trabalhar em família já é complicado. Agora pense em tocar na mesma banda de rock que seu irmão? Era certeza que esta relação não iria acabar bem. Os irmãos Liam e Noel Gallagher são a prova de que nem todos os ingleses são tão polidos assim.

Round 1: O Oasis surgiu no mercado como um dos nomes mais promissores da década de 90. Considerados os novos Beatles, eles estouraram nas rádios do mundo inteiro e o futuro estava ajoelhado aos seus pés. Mas uma briga entre eles colocou um ponto final na banda, em 2009. Claro que antes do fim eles estamparam as capas de vários tabloides ingleses e alavancaram ainda mais o sucesso do Oasis com os problemas internos.

Round 2: Depois de declarações como "não aguento trabalhar com ele nem mais um dia sequer”, dita por Noel, a coisa ficou séria. Para não perder o embalo do sucesso deixado pelo Oasis, Liam fundou a banda Beady Eye, composta basicamente pelos mesmos membros da antiga banda, só que sem o talento de Noel. Claro que não ia fazer o mesmo sucesso. O primeiro disco deles, "Different Gear, Still Speeding" ficou com o 3.º lugar na lista dos álbuns mais vendidos no Reino Unido em 2011.

Round 3: Enquanto Liam tentava se desfazer da fama de intransigente, Noel ficou quieto em seu estúdio escrevendo, compondo e gravando. Claro que as farpas públicas continuaram. Quando um estava em uma festa, o outro não ia, e assim por diante. No ano passado, Noel também lançou seu primeiro disco em carreira solo, já que diferente de seu irmão, ele não quis formar nenhuma outra banda. "Noel Gallagher`s High Flying Birds" vendeu 120 mil cópias na primeira semana e conquistou o topo das paradas britânicas. Um verdadeiro tapa de luva em Liam.

Fight: Black Keys x Nickelback

DivulgaçãoApós tantas declaralções polêmicas, o Black Keys fingiu que não disse nada


Esta é a briga mais recente do mundo do rock. Os roqueiros do Black Keys, Dan Auerbach e Patrick Carney, juntos há mais de dez anos, resolveram falar publicamente que o rock morreu por causa do Nickelback.

Round 1: Depois desta declaração o estrago tava feito. A notícia correu o mundo e, claro, chegou aos ouvidos de Chad Kroeger e seus colegas, que deram risada da ofensa e levaram na brincadeira. Mas quem não levou nada na esportiva foram alguns torcedores de futebol americano, durante uma partida entre Detroit Lions e Green Bay Packers. Contra uma apresentação da banda no intervalo da partida, eles fizeram um abaixo-assinado perguntando: "Alguém gosta de Nickelback?"

Round 2: Os insultos ao Nickelback continuaram também nas redes sociais. Cansados de tantas reclamações e ofensas, eles resolveram responder na mesma moeda. "Eu estava dirigindo na rua e uma música do @Nickelback tocou na rádio. Tive um aneurisma e uma diarreia violenta ao mesmo tempo. E meu cachorro morreu", dizia uma postagem. Eles responderam: "Aposto que foi o seu melhor dia dos últimos tempos. De nada".

Round 3: E o Black Keys? Nem precisou fazer muito esforço nessa história toda. Eles iniciaram uma revolta que estava prestes a eclodir. Assistindo a confusão de camarote e a fúria dos `roqueiros` do Nickelback, eles só acrescentaram. "Se o rock está morto? Sinceramente? Não me importo." O que importa é que o último disco deles, "El Camino" foi eleito pela revista "Rolling Stone" como um dos 50 melhores discos do ano. Enquanto que o do Nickelback....

Isabela Fantinato

Comente

POP