Disco raro dos Beatles será leiloado em março

Uma gravação extremamente rara do lendário grupo britânico The Beatles, que ficou esquecida em um sótão por mais de meio século, está prestes a ser leiloada. O disco, de dez polegadas, conta com as faixas “Till There Was You” e “Hello Little Girl”, e foi abandonado em 1962 no ático de Les Maguire, que foi por anos tecladista do grupo Gerry and the Pacemakers. O que se tratava de uma tentativa de contrato, acabou se tornando o pontapé inicial para uma carreira de sucesso mundial.

O vinil traz a letra manuscrita de Brian Epstein, empresário da banda, e deve ser vendido a, no mínimo, 10 mil libras (Getty Images).

O vinil de 78 RPM traz a letra manuscrita de Brian Epstein, empresário da banda, e deve valer, pelo menos, 10 mil libras – mais de 50 mil reais. Maguire, que recebeu o disco de Epstein em 1963, diz que o objeto pode ser, sem dúvidas, visto como o “que provocou o sucesso dos Beatles”.

A gravação foi feita na loja HMV, em Londes, na Inglaterra, e apresentada pela banda ao futuro produtor George Martin, na esperança de conseguir um contrato de gravação. Poucos meses depois, a resposta veio: The Beatles assinou com a EMI e gravou a faixa “Please Please Me”, dando o primeiro empurrão para que o grupo se tornasse um sucesso global.

Enquanto “Till There Was You” era um cover de Meredith Willson, acredita-se que “Hello Little Girl” tenha sido a primeira composição de John Lennon. Ambas as músicas foram apresentadas na audição mal-sucedida da banda para a Decca Records, em 1962.

Quem está cuidando do leilão é a casa Omega Auctions. O evento deve ocorrer no próximo dia 22 e será transmitido online, para que os lances possam ser dados por colecionadores do mundo todo.

comente